AS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA SUBSAARIANA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA

Autores/as

  • Jorge Luís dos Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.58960/rbi.2018.13.153

Palabras clave:

Agência Brasileira de Inteligência, Atividade de Inteligência, Relações Brasil-África Subsaariana

Resumen

O artigo examina as relações entre o Brasil e os Estados da África Subsaariana e tem o propósito de delinear a posição da Atividade de Inteligência no processo de tomada de decisão em um ponto específico e relevante da política externa brasileira: a política africana. A África Subsaariana constitui um amplo espaço geoestratégico aberto para a projeção econômica e política brasileira e no qual a Atividade de Inteligência está vocacionada a atuar na busca de oportunidades e detecção de ameaças. Os países africanos de língua portuguesa são casos exemplares do potencial e dos obstáculos dessas relações no campo da Atividade de Inteligência. São abordadas as características da realidade contemporânea da África e os interesses externos ali atuantes. Descreve as linhas básicas da política africana do Brasil e o papel dos serviços de Inteligência africanos no aparato estatal de segurança. Por fim, busca contextualizar as atribuições e competências da ABIN na temática das relações afro-brasileiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Luís dos Santos Alves

Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Publicado

2018-12-01

Cómo citar

Alves, Jorge Luís dos Santos. 2018. «AS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA SUBSAARIANA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA». Revista Brasile``ña De Inteligencia, n.º 13 (diciembre). Brasília, Brasil:93-111. https://doi.org/10.58960/rbi.2018.13.153.

Número

Sección

Artículo de investigación