Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Nenhum dos autores possui outra submissão sendo avaliada pela RBI.
  • Todos os autores possuem ORCID, o qual será indicado no processo de submissão.
  • O assunto do artigo encontra-se dentro do escopo temático da RBI, que pode ser lido em Sobre a Revista.
  • O texto do artigo está em português, inglês ou espanhol.
  • Se o artigo está em português ou espanhol, serão submetidos título, subtítulo (se aplicável), resumo e palavras-chave também em inglês.
  • O arquivo do texto da submissão não contém informações (inclusive metadados) que possam revelar autoria, com exceção de artigos depositados em servidores de preprints.
  • Em caso de artigos depositados em servidor de preprints, a URL é indicada na seção de Comentários ao Editor.
  • Em caso de artigo empírico, os conjuntos de dados utilizados estarão disponíveis aos leitores. Conjuntos de dados publicamente disponíveis estão citados nas referências. Conjuntos de dados não disponíveis publicamente são enviados como arquivos suplementares à submissão ou, no caso de artigos depositados no SciELO Preprints, foram depositados no Dataverse do SciELO Preprints.
  • O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores. Todas as exigências da subseção "Escopo, formato, conteúdo e dados" foram atendidas.
  • URLs e DOIs para as referências foram informadas quando possível.
  • O autor que envia a submissão é responsável pelo conteúdo do texto e pelos materiais suplementares.
  • O autor que envia a submissão tem autorização de todos os coautores para submeter o manuscrito e agir em seu nome, no que se refere ao manuscrito, durante o processo de avaliação e publicação. Todos os autores estão cientes e concordam com as informações fornecidas na submissão.
  • O conteúdo do manuscrito não tem nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório, inclusive informações de caráter sigiloso, ou que gere conflitos de interesse.
  • Os autores concordam com a publicação sob os termos da licença CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br).

Diretrizes para Autores

Modelo de publicação

Periodicidade anual e publicação contínua A Revista Brasileira de Inteligência é um periódico anual, adotando um modelo de publicação contínua, no qual artigos individuais são lançados online à medida que ficam prontos, permitindo um fluxo constante de artigos informativos de alta qualidade.

Acesso aberto, sem taxas ou barreiras  A RBI disponibiliza todo o seu conteúdo sem barreiras ou cobranças. Não são cobradas quaisquer taxas de autores.

 

Diretrizes gerais para submissão

Cadastro e submissão As submissões de artigos são realizadas exclusivamente via formulário de submissão online. Para enviar a submissão, é preciso cadastrar-se como autor.

Manuscritos inéditos e submetidos com exclusividade O manuscrito não deve ter sido publicado anteriormente, no todo ou em parte, em qualquer outro periódico (mesmo que em formato modificado), nem estar sob consideração para publicação em outros meios. Esta regra se aplica a versões abreviadas e não abreviadas, bem como a trechos do artigo. Traduções de textos publicados anteriormente em outro idioma não são aceitas.

Originalidade e referências às obras utilizadas A Revista Brasileira de Inteligência está comprometida com a manutenção de boas práticas na publicação científica, assegurando a plena originalidade dos trabalhos publicados e fornecendo devida referência aos argumentos, dados e trechos de textos de outros autores ou artigos anteriores dos autores que submetem.

Submissões simultâneas e intervalo de submissão Submissões simultâneas de múltiplos artigos do mesmo autor não são aceitas. Autores de artigos rejeitados na revisão inicial pelos editores, sem arbitragem externa (revisão por pares), devem esperar 180 dias a partir da data da decisão para submeter um novo manuscrito.

Preprints A RBI aceita submissões de artigos depositados no servidor SciELO Preprints. Caso o artigo utilize conjuntos de dados não disponíveis publicamentes, os dados devem ser depositados e disponibilizados, associados ao preprint, no Dataverse do SciELO Preprints, em acordo com as regras e especificações daquele repositório. Ao fazer a submissão de um artigo depositado em servidor de preprints, os autores devem indicar a URL na seção de

Processo de análise editorial O processo de análise editorial pode se estender por até 120 dias e inclui três etapas:

  1. Revisão inicial Todas as contribuições são analisadas pela Comissão Editorial da Revista Brasileira de Inteligência para decidir preliminarmente sobre a aderência do trabalho à política editorial da revista e verificar sua consistência científica e correção preliminar da escrita. Esse processo é comumente conhecido como Desk Review.
  2. Detecção de similaridades Os trabalhos aprovados na primeira etapa são submetidos a mecanismos de detecção de similaridade. Isso envolve a identificação de trechos do manuscrito que tenham sido previamente publicados, mesmo que modificados pelo colaborador ou por outros.
  3. Arbitragem científica As contribuições aprovadas na segunda etapa passam por um processo de arbitragem científica duplo-cega (exceto no caso de artigos depositados em servidor de preprints). A arbitragem pode recomendar aceitação total, aceitação com modificações ou recusa do manuscrito. Se recusado, o manuscrito não pode ser submetido novamente à Revista Brasileira de Inteligência, mesmo com modificações. Esse processo é comumente conhecido como Peer Review.

Contato Consultas sobre submissões ou processos de avaliação devem ser dirigidas ao e-mail institucional.

 

Escopo, formato e conteúdo

Escopo Os artigos devem se enquadrar no escopo temático de publicação da RBI. Contribuições fora do escopo serão rejeitadas na etapa de revisão inicial pela Comissão Editorial.

Idioma Artigos podem ser escritos em português, em espanhol ou em inglês. Se o artigo está em português ou espanhol, devem ser submetidos título, subtítulo (se aplicável), resumo e palavras-chave também em inglês (por meio do formulário de submissão).

Extensão Os artigos devem incluir resumo entre 80 e 120 palavras e incluir de 4 a 6 palavras-chave. O artigo de pesquisa deve ter entre 7.000 e 8.000 palavras, incluindo título, resumo, referências bibliográficas e palavras-chave. O artigo curto deve ter entre 3.500 e 4.000 palavras, incluindo título, resumo, referências bibliográficas e palavras-chave.

Estrutura do artigo Os artigos devem incluir introdução, conclusão e referências bibliográficas. Nenhuma imagem, tabela, gráfico ou mapa é permitido na introdução e conclusão. Evite fragmentação excessiva do texto em subseções.

Formatação O arquivo do manuscrito deve estar em formato .docx, .odt ou .rtf gerado por um software processador de texto amplamente utilizado, empregando apenas formatação de texto padrão. 

Elementos não-textuais Use elementos não-textuais (imagens, tabelas, gráficos, mapas etc.) apenas se essenciais para ilustrar argumentos no texto. Eles não devem duplicar informações do texto e devem estar bem integradas ao argumento do artigo. Não insira os elementos não textuais no manuscrito. Ao invés disso, indique no corpo do texto o local exato onde deve ser inserido cada elemento. Todos os elementos não-textuais devem ser fornecidos como arquivos suplementares durante a submissão e devem incluir títulos apropriados, escalas e unidades, conforme o caso. Não é permitido reproduzir no artigo tabelas, gráficos ou visualizações de dados de terceiros em formato de figuras.

Imagens As imagens devem ser fornecidas em formato amplamente compatível, com resolução mínima de 300 dpi, em preto e branco ou colorido. Para imagens de terceiros, tais como fotografias, representações de modelos ou fluxogramas, uma autorização formal para uso e reprodução deve ser incluída como arquivo suplementar durante a submissão.

Tabelas Tabelas devem ser fornecidas em formato editável e amplamente compatível, tais como .csv, .xlsx etc.

Gráficos e mapas Gráficos e mapas devem ser fornecidos em formato vetorial, preferencialmente .svg. No caso de mapas, o envio adicional em outros formatos específicos, tais como .kml, GeoJSON ou shapefile, também é desejável.

Notas de rodapé Notas de rodapé devem ser usadas com moderação e apenas para esclarecimentos adicionais. Devem ser numeradas sequencialmente.

Referências As referências devem ser listadas ao final do texto e todas as referências listadas devem ser citadas ao longo do artigo. O sistema de Chicago (autor-data completo, sem abreviar o primeiro nome na lista de referências) deve ser seguido estritamente para citações e referências. Devem ser indicados URL ou DOI para as referências sempre que possível. 

Os autores são responsáveis pela precisão de suas referências bibliográficas, citadas como (Toledo 2023, 125), (Ribeiro, Oliveira Júnior e da Silva 2023) ou (Lessa et al. 2024) para quatro ou mais autores. Múltiplos trabalhos dos mesmos autores no mesmo ano devem ser diferenciados por letras (por exemplo, Cepik 2023a, 2023b). As referências devem ser listadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Use et al. para mais de quatro autores. Exemplos:

Arcos, Rubén. 2013. “Academics as Strategic Stakeholders of Intelligence Organizations: A View from Spain”. International Journal of Intelligence and Counterintelligence 26 (2): 332–46. https://doi.org/10.1080/08850607.2013.757997.

Gendron, Angela. 2019. “The relationship between intelligence and the academy in Canada”. Em The Routledge International Handbook of Universities, Security and Intelligence Studies, editado por Liam Francis Gearon. Routledge.

Lefebvre, Stéphane. 2021. “Academic-intelligence relationships: opportunities, strengths, weaknesses and threats”. Journal of Policing, Intelligence and Counter Terrorism, 92–103. https://doi.org/10.1080/18335330.2021.1880020.

Marrin, Stephen. 2012. Improving Intelligence Analysis: Bridging the Gap between Scholarship and Practice. London: Routledge.

Referências em formato estruturado A RBI encoraja os autores a utilizar ferramentas para organizar e gerar bibliografias em formatos padronizados, como o Zotero. Arquivos de bibliografia em formatos estruturados (.bib ou outros) podem ser enviados como arquivos suplementares no momento da submisssão.

Disponibilidade de dados A Revista Brasileira de Inteligência valoriza repositórios de acesso aberto para dados de pesquisa, garantindo a devida autoria, uso e citação dos dados. Todos os conjuntos de dados que sustentam artigos empíricos devem estar disponíveis aos leitores. Os autores devem citar conjuntos de dados publicamente disponíveis em suas referências. Conjuntos de dados não disponíveis publicamente devem ser disponibilizados pelos próprios autores no Dataverse do SciELO Preprints, em caso de artigos depoistados servidor SciELO Preprints, ou enviados como arquivos complementares à submissão. Os conjuntos de dados devem ser disponibilizados  em português, espanhol ou inglês, de acordo com a língua em que o artigo foi submetido, e em formatos acessíveis a softwares ou linguagens como Stata, SPSS, Excel, R ou Python. Se não for possível fornecer o código de replicação das análises, os autores devem detalhar os passos para replicação. A disponibilização de dados por terceiros pode ser mencionada na seção de agradecimentos.

 

Autoria

Anonimato e informações dos autores Para garantir o anonimato durante a avaliação, o manuscrito (texto do artigo) deve excluir qualquer referência ou metadados que possam identificar os autores. Isso não se aplica a artigos depositados em servidor de preprints.

ID ORCID É obrigatório e deve ser incluído durante a submissão. No perfil de cada autor, insira a URL do respectivo ORCID e o perfil será conectado automaticamente à base de dados de pesquisadores. A revista publicará os ORCID nos artigos.

Conflitos de interesse e responsabilidade O trabalho submetido não deverá conter nada ilegal, difamatório ou que gere conflito de interesse. A Revista não publica isenções de responsabilidade ou renúncias. É permitido no máximo três autores por artigo. Se aprovado, os autores podem precisar fornecer materiais adicionais, como comunicados de imprensa ou entrevistas, conforme solicitado pela Equipe Editorial.

Titulação mínima Pelo menos um autor deve ter título de Mestre. Informações sobre titulação de todos os autores devem constar no Resumo da Biografia, que faz parte do perfil de cada autor no formulário de submissão.

Agradecimentos Os agradecimentos devem referir-se exclusivamente ao suporte substancial recebido para a pesquisa e serão adicionados ao final do texto se o artigo for publicado. Exemplos incluem agradecimentos por bolsas, colaborações de colegas ou referentes à a origem do artigo. Agradecimentos a indivíduos precedem aqueles a instituições ou agências. Revisores de pares não devem ser mencionados, e dedicações não são permitidas.

 

Ética e boas práticas de publicação científica

Diretrizes éticas A Revista Brasileira de Inteligência apoia plenamente e busca implementar as orientações do Comitê de Ética em Publicações (COPE) para lidar com questões éticas na publicação de revistas científicas (https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.12). O Conselho Editorial, editores e equipe editorial e administrativa da Revista Brasileira de Inteligência concordam que essas orientações atendem plenamente aos objetivos desta publicação.

Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Inteligência, o autor que submete declara em seu nome e no dos demais coautores que estão plenamente cientes e concordam com essas diretrizes.

Diretrizes éticas para revisores de pares A Revista Brasileira de Inteligência também adota os princípios éticos e procedimentos endossados pela COPE (https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.9), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Artigo de pesquisa

O artigo de pesquisa é um trabalho acadêmico abrangente que apresenta descobertas de pesquisas originais, análise aprofundada ou uma revisão substancial da literatura existente sobre um tópico específico. Tipicamente variando entre 7000 e 8000 palavras, aborda o assunto com grande profundidade e abrangência. Um artigo de pesquisa deve ter uma pergunta de pesquisa clara, declaração de tese ou objetivo, junto com um formato estruturado, incluindo uma introdução abrangente, metodologia detalhada, resultados/análise abrangentes, discussão extensa e uma conclusão que resume as principais descobertas e suas implicações. Um artigo de pesquisa deve atender aos mais altos padrões de rigor acadêmico, originalidade e significância, contribuindo de maneira significativa para o corpo de conhecimento existente nos estudos de inteligência.

Artigo curto

O artigo curto é um artigo de pesquisa conciso, tipicamente variando entre 3500 e 4000 palavras, incluindo o resumo, texto principal, referências e quaisquer tabelas ou figuras acompanhantes. Apresenta descobertas de pesquisas originais, uma análise focada ou uma revisão crítica da literatura existente sobre um tópico específico. Os artigos curtos devem ter uma pergunta de pesquisa clara, declaração de tese ou objetivo, junto com um formato estruturado, incluindo uma introdução, metodologia (se aplicável), resultados/análise, discussão e conclusão. Embora mais curtos, os artigos curtos devem atender aos mesmos padrões de rigor acadêmico e qualidade que os artigos mais longos. Bons exemplos de artigos curtos são artigos de pesquisa original apresentando novas descobertas ou insights, relatórios breves resumindo um estudo piloto ou resultados preliminares, estudos de caso analisando uma situação ou fenômeno específico, revisões críticas avaliando pesquisas ou teorias existentes e comentários ou perspectivas oferecendo opiniões sobre questões atuais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo utilizados para outras finalidades ou disponibilizados a terceiros.