Políticas

Acesso aberto

A RBI é uma revista de acesso aberto e adota a definição da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

De acordo com essa definição, o conteúdo da RBI é disponibilizado na internet livremente e sem custos. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas adicionais. A única restrição à reprodução e distribuição, e o único papel dos direitos autorais neste domínio, deve ser dar aos autores o controle sobre a integridade de seu trabalho e o direito de serem devidamente reconhecidos e citados.

A RBI utiliza a licença CC BY 4.0, correspondente à definição acima. O Copyright e direitos de publicação pertencem aos autores. Autorizações adicionais devem ser solicitadas aos autores.

Publicação

A RBI tem periodicidade anual e adota o modelo de publicação contínua, no qual artigos individuais são lançados online à medida que ficam prontos. Não são cobradas quaisquer taxas de autores para publicar na RBI.

Avaliação

A RBI adota o sistema de avaliação por pares duplo-cego. Alternativamente, a Revista aceita submissões de artigos depositados como preprints.

Processo de análise editorial

  1. Revisão inicial Todas as contribuições são analisadas pela Comissão Editorial da Revista Brasileira de Inteligência para decidir preliminarmente sobre a aderência do trabalho à política editorial da revista e verificar sua consistência científica e correção preliminar da escrita. Esse processo é comumente conhecido como Desk Review.
  2. Detecção de similaridades Os trabalhos aprovados na primeira etapa são submetidos a mecanismos de detecção de similaridade. Isso envolve a identificação de trechos do manuscrito que tenham sido previamente publicados, mesmo que modificados pelo colaborador ou por outros.
  3. Arbitragem científica As contribuições aprovadas na segunda etapa passam por um processo de arbitragem científica duplo-cega (exceto no caso de artigos depositados em servidor de preprints). A arbitragem pode recomendar aceitação total, aceitação com modificações ou recusa do manuscrito. Se recusado, o manuscrito não pode ser submetido novamente à Revista Brasileira de Inteligência, mesmo com modificações. Esse processo é comumente conhecido como Peer Review.

Preservação digital

Para garantir a preservação do acervo, a RBI utiliza a PKP Preservation Network (PKP PN), através da plataforma OJS.

Repositórios

Os autores podem depositar seus trabalhos em um repositório institucional ou outro de sua escolha.

Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo utilizados para outras finalidades ou disponibilizados a terceiros.