AS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA SUBSAARIANA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA

Autores

  • Jorge Luís dos Santos Alves

DOI:

https://doi.org/10.58960/rbi.2018.13.153

Palavras-chave:

Agência Brasileira de Inteligência, Atividade de Inteligência, Relações Brasil-África Subsaariana

Resumo

O artigo examina as relações entre o Brasil e os Estados da África Subsaariana e tem o propósito de delinear a posição da Atividade de Inteligência no processo de tomada de decisão em um ponto específico e relevante da política externa brasileira: a política africana. A África Subsaariana constitui um amplo espaço geoestratégico aberto para a projeção econômica e política brasileira e no qual a Atividade de Inteligência está vocacionada a atuar na busca de oportunidades e detecção de ameaças. Os países africanos de língua portuguesa são casos exemplares do potencial e dos obstáculos dessas relações no campo da Atividade de Inteligência. São abordadas as características da realidade contemporânea da África e os interesses externos ali atuantes. Descreve as linhas básicas da política africana do Brasil e o papel dos serviços de Inteligência africanos no aparato estatal de segurança. Por fim, busca contextualizar as atribuições e competências da ABIN na temática das relações afro-brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luís dos Santos Alves

Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

Alves, Jorge Luís dos Santos. 2018. “AS RELAÇÕES BRASIL-ÁFRICA SUBSAARIANA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA”. Revista Brasileira De Inteligência, nº 13 (dezembro). Brasília, Brasil:93-111. https://doi.org/10.58960/rbi.2018.13.153.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa