CIBERGUERRA, INTELIGÊNCIA CIBERNÉTICA E SEGURANÇA VIRTUAL: alguns aspectos

Autores

  • Emerson Wendt

Resumo

A Internet trouxe melhorias na comunicação e na interação social jamais imagináveis. Com esse advento, também vieram as situações incidentes, de vulnerabilidades de segurança e exploração de suas falhas. Grande parte dos serviços essenciais estão disponíveis graças às redes de computadores, interligados e gerenciados remotamente. A vulnerabilidade desses serviços frente à insegurança virtual é uma preocupação, somente combatida com ações proativas e de controle/monitoramento por meio de análise de Inteligência. Insere-se aí um novo conceito, de Inteligência cibernética, com o objetivo de subsidiar decisões governamentais ou não nas ações preventivas de segurança no mundo virtual e de repressão aos delitos ocorridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Wendt

Delegado da Polícia Civil do RS e atuante em investigações de crime organizado, crimes cibernéticos, interceptação de sinais e telefonia. Foi administrador do Sistema Guardião e Coordenador do Serviço de Interceptação de Sinais da SENASP/RS (2007 a 2009). Coordenador e docente de cursos no CGI/SENASP e na Academia de Polícia Civil/RS.

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

Wendt, Emerson. 2011. “CIBERGUERRA, INTELIGÊNCIA CIBERNÉTICA E SEGURANÇA VIRTUAL: Alguns Aspectos”. Revista Brasileira De Inteligência, nº 6 (abril). Brasília, Brasil:15-26. https://rbi.abin.gov.br/RBI/article/view/80.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa