O IMPACTO DE VIESES COGNITIVOS SOBRE A IMPARCIALIDADE DO CONTEÚDO DE INTELIGÊNCIA

Autores

  • André Mendonça Machado

DOI:

https://doi.org/10.58960/rbi.2018.13.147

Palavras-chave:

Viés cognitivo, viés de confirmação, princípio da imparcialidade, processo decisório, assessoramento de Inteligência

Resumo

Pesquisas em Psicologia Cognitiva demonstram que a mente humana está sujeita a uma variada sorte de condicionantes que limitam sua racionalidade e interferem na capacidade do homem de fazer escolhas e julgamentos lógicos. Na origem desse processo estão os vieses cognitivos, erros de raciocínio causados pela simplificação da representação do mundo pelo intelecto. O estudo desse fenômeno interessa aos profissionais de Inteligência pelo risco que representa para o processo de produção do conhecimento e, consequentemente, para o assessoramento no processo decisório nacional. Uma das características distintivas do conteúdo de Inteligência, a imparcialidade, é particularmente vulnerável à incidência desses vieses, o que exige controle por parte das organizações de Inteligência como premissa para garantir a utilidade de seu produto para a sociedade e o Estado. O objetivo do trabalho é assinalar o risco do impacto dos vieses cognitivos sobre a imparcialidade e indicar possibilidades de aperfeiçoamento da gestão do processo de produção do conhecimento. Ações de capacitação profissional e de aprimoramento nos controles dos processos de trabalho contribuem para a melhoria da qualidade do produto final das agências de Inteligência e para o fortalecimento da Atividade de Inteligência como instrumento de defesa dos interesses nacionais.

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Biografia do Autor

André Mendonça Machado

Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência.

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Publicado

01-12-2018

Como Citar

Machado, André Mendonça. 2018. “O IMPACTO DE VIESES COGNITIVOS SOBRE A IMPARCIALIDADE DO CONTEÚDO DE INTELIGÊNCIA”. Revista Brasileira De Inteligência, nº 13 (dezembro). Brasília, Brasil:1-16. https://doi.org/10.58960/rbi.2018.13.147.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa