ACCOUNTABILITY E O CONTROLE FINANCEIRO DAS ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA: uma revisão teórica

Autores

  • Ricardo Farias Galassi

DOI:

https://doi.org/10.58960/rbi.2016.11.133

Resumo

A produção acadêmica sobre controle das atividades de inteligência está em fase de desenvolvimento no Brasil. Entretanto, há um grande foco no controle das ações de inteligência, deixando de lado a vertente do controle financeiro ou orçamentário. O objetivo deste artigo é avançar sobre a produção acadêmica existente a respeito do controle orçamentário, ou financeiro, das atividades de inteligência. Para isso, primeiramente serão revisados os temas de accountability, a compatibilidade entre Democracia e Serviços de Inteligência, e a importância do controle e accountability para essa compatibilidade. Em seguida, será abordado o controle financeiro das atividades de inteligência, utilizando como base literatura estrangeira. Conclui-se com reflexões sobre os possíveis caminhos a serem seguidos e potencialidades para pesquisa na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Farias Galassi

É Oficial de Inteligência, formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

01-12-2016

Como Citar

Galassi, Ricardo Farias. 2016. “ACCOUNTABILITY E O CONTROLE FINANCEIRO DAS ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA: Uma revisão teórica”. Revista Brasileira De Inteligência, nº 11 (dezembro). Brasília, Brasil:19-29. https://doi.org/10.58960/rbi.2016.11.133.

Edição

Seção

Artigo de pesquisa